Em que posso ajudar?



Canais de Atendimento

Comercial - Antônio

Financeiro Larissa

Gerência

Plantão - Antônio

Quatro problemas frequentes com filtro de piscinas

Como trabalhamos com piscinas, sempre vemos uma série de problemas comuns na motobomba e também alguns defeitos recorrentes no filtro da piscina. Filtro e bomba são equipamentos indispensáveis para a manutenção da cristalinidade da água e, se estiverem com problemas, você pode ter dificuldades para fazer a limpeza de sua piscina.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre os principais problemas no filtro e na bomba da piscina. Se está desconfiado de algum vazamento na casa de máquinas ou se está achando que sua bomba está fazendo muito barulho, esta publicação é pra você!

1 – O conjunto filtrante

Chamamos de conjunto filtrante a dupla formada pela bomba da piscina e pelo filtro de areia da piscina. Existem outros sistemas de filtração que utilizam outros equipamentos mas vamos deixá-los para uma outra conversa, ok?

É possível verificar que há vazamento de água quando a válvula do filtro está na posição FILTRAR ou RECIRCULAR e ainda assim observa-se, através do visor de retrolavagem, que a água segue escorrendo para o esgoto. Nestas situações o seletor pode estar mal posicionado ou a arandela pode estar descolada e/ou desgastada. Para solucionar este problema basta realizar a troca da peça, seja a manopla do filtro ou a arandela.

2 – A água da piscina não fica cristalina nunca

Geralmente observa-se a piscina turva e não se obtém um resultado satisfatório mesmo depois de limpá-la. Uma das causas deste problema pode ser a completa saturação do filtro da piscina e para resolver de uma vez por todas basta efetuar a troca da areia.

3 – Retorno de sujeira para piscina

Um outro problema comum é quando a sujeira da piscina não está parando no filtro e acaba voltando para a piscina. Na maioria dos casos o que acontece é que a areia não tem a capacidade de filtrar a sujeira que está voltando para a piscina. Ou ela é muito fina ou está em grande quantidade. Como solução deste problema podemos citar a utilização de auxiliares de filtração, geralmente chamados de clarificantes, e o aumento da frequência das retrolavagens.

4 – Retorno de areia para piscina

É comum as reclamações de que há areia no fundo da piscina. Geralmente depois de filtrar é possível ver a areia do filtro decantando. Nestes casos é preciso verificar a crepina e/ou o distribuidor pois eles podem estar quebrados. É preciso checar a granulometria da areia do filtro, pois se ela estiver menor que a ideal a areia pode perfeitamente não parar dentro do filtro. E é preciso, também, certificar-se de utilizar a função pré-filtrar para que nenhuma areia da retrolavagem saia na filtração.

Para não ter nenhuma dor de cabeça, conte com uma empresa especializada em manutenção de bombas e filtros de piscina. Conte com a Mentawai!  Estamos à disposição para avaliar seus equipamentos.



Deixe uma resposta